Recurso Secreto do Android 16 pode Transformar seu Celular em Desktop


O DeX da Samsung é um recurso poderoso encontrado nos telefones Galaxy de última geração, que oferece uma interface de usuário semelhante à de um desktop quando o dispositivo está conectado a um monitor ou tela externa. O Google introduziu um "modo de espelhamento" básico e limitado com o Pixel 8. No entanto, descobertas no Android 16 sugerem que o Google pode estar preparando um modo de desktop mais capaz para o Pixel e outros dispositivos Android.
Quando você conecta seu telefone Galaxy a um monitor ou tela por meio de uma conexão USB com fio, ele imita um modo de área de trabalho com suporte para uma barra de atalhos e gerenciamento de janelas de apps. Além disso, ele adiciona suporte a um mouse e teclado para uma experiência perfeita. Um recurso equivalente para Android foi descoberto pela Android Authority.
O site conseguiu ativar e testar o novo recurso de desenvolvedor chamado "janela de desktop em telas secundárias" em um Pixel 8 Pro em execução no Android 16 Beta mais recente, que é uma atualização notável do atual modo Mirror nos telefones Pixel.
Modo desktop nativo para celulares Google Pixel
Conforme testado em um monitor de laptop, o Pixel 8 Pro, quando conectado por meio de um cabo USB-C, transformou sua UI em um ambiente de desktop. Uma barra de tarefas do Android apareceu na parte inferior, integrando o iniciador de aplicativos, aplicativos fixados e aplicativos ativos, enquanto os atalhos básicos de navegação estavam localizados no lado direito.
A barra interativa de status e notificação estava posicionada na parte superior da tela e podia ser expandida por meio de um gesto suspenso usando um mouse ou trackpad. Essa ação abria o painel de configurações rápidas e a aba de notificações, semelhante à experiência do Android móvel.
Em termos de gerenciamento de aplicativos, o lançamento de um aplicativo o abre em uma janela redimensionável que pode ser arrastada para ser reposicionada e colocada lado a lado com outra janela de aplicativo, de forma semelhante ao Samsung DeX no celular e ao DeX integrado para tablets Samsung.
Observa-se que o Google introduziu um recurso de janela comparável para tablets Android com o Android 15, embora haja algumas limitações em comparação com o que é encontrado no Android 16 Beta mais recente.
No entanto, como o recurso ainda não está totalmente pronto, não se espera que ele seja lançado com o Android 16, que deve ser apresentado no Google I/O 2025. É possível que esse recurso seja lançado formalmente com o Android 16.1, provavelmente no outono, ou possivelmente no Android 17 no próximo ano. Ninguém sabe ao certo até que o Android 16 seja lançado oficialmente.
Provavelmente haverá limitações com relação aos dispositivos Pixel que suportarão esse recurso. Por exemplo, pode ser necessário um chipset Tensor G específico para que o modo desktop seja executado.
O novo modo desktop do Android já parece promissor e representa uma atualização significativa do recurso de espelhamento existente em alguns dispositivos Pixel. Mas será que vai ser suficiente para substituir o DeX?
Fonte: Android Authority
Será que conseguirão entregar uma experiência legal como a Samsung faz com o DEX?
A última vez que testamos parecia bem beta ainda, Até o gerenciamento de janelas era bem primitivo.
Parece que vai demorar um pouco até alcançar o dex
Mas o Android sempre foi isso né. Uma fabricante lança um recurso e o Google vai lá e incorpora.
Particularmente eu prefiro serviços nativos, mas eles têm que estar bons o suficiente para atender a demanda.